sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

DESCULPAS INÚTEIS – “Eles me obrigaram a fazer isso”


Êxodo 32.22-24

Quando se pergunta a uma criança de três anos por que ela atirou a pedra que quebrou a vidraça, ela responde: " O Carlinhos me obrigou! ” Quando uma aluna da escola secundária é apanhada roubando uma loja, ela diz: " Eu não queria, mas minhas colegas me obrigaram ".

Alegar inocência culpando outra pessoa é uma desculpa favorita. Ela foi usada por Arão para explicar este incidente com o bezerro de ouro. Enquanto Moisés se encontrava com DEUS no monte, Arão ficou cuidando do acampamento.

Pressionado pelos desejos impacientes e imaturos do povo de Israel para ter um deus que pudesse ver, Arão cedeu às exigências dele. Arão sabia o que era certo; sabia que Iave, o DEUS de Israel, havia ordenado que não fossem feitos ídolos, e Moisés os instruíra a esperar.

Mas, quando ouviu as queixas e ameaças do povo, Arão cedeu à pressão dele. Confrontado com o seu pecado de fabricar um ídolo de ouro, Arão não ofereceu uma, mas duas desculpas esfarrapadas: " O povo me obrigou " e " Eu lancei o ouro no fogo, e saiu este bezerro! ". Ele não só abdicou da responsabilidade, mas mentiu a Moisés e a DEUS.

Lembre-se de que o certo e errado não são estabelecidos pela opinião da maioria, mas pela ordem de DEUS. Quando você falhar, confesse o seu fracasso e aceite a responsabilidade, sendo então perdoado e restaurado.

Você já disse alguma vez: " Eles me obrigaram " ? O que DEUS pensa desta desculpa? 

Deixe um Comentário.