quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

CERTO OU ERRADO - A base da verdade: compare-a com DEUS


Êxodo 20.1-17

O primeiro passo para sempre fazer as escolhas morais certas na vida é aceitar que é DEUS, e não outra pessoa, quem determina o padrão absoluto de verdade. Mas como isso diz a você e a mim se uma atitude ou ação específica é certa ou errada?

A resposta está no segundo passo para garantir as escolhas certas: Compare a sua atitude e seus atos com a pessoa e o caráter de DEUS. Lembre-se de que é DEUS e só DEUS quem define se algo está certo ou errado. Vou explicar.

Suponha que você e eu discutimos sobre quem está certo ou errado a respeito de um copo de Coca-Cola. Eu lhe digo que ele contém 240 ml e você, olhando para o copo, afirma que o conteúdo é menor. Como podemos determinar quem tem razão? Poderíamos votar. Atirar uma moeda para o ar. Ou apelar para um padrão absoluto de medida.

Acontece que existe um padrão absoluto para tais medições – em Sevres, na França, na sede do Departamento Internacional de Pesos e Medidas. Esse departamento estabelece e conserva o padrão internacional para todas as medidas. Para saber a verdade, basta comparar o objeto em questão com o original – o padrão.

O Dicionário Merriam-Webster define a verdade como “fidelidade a um original ou padrão”. Da mesma forma que medimos mililitros, devemos também discernir entre certo e errado; a fim de determinar a verdade moral, devemos perguntar: Como se compara ela com o original, o padrão de DEUS?

Como isso funciona? Que tipo de comparação podemos fazer para determinar se roubar, mentir ou assassinar é certo ou errado? Devemos seguir o mesmo padrão usado por DEUS para comunicar a verdade aos homens e mulheres no decorrer da história. DEUS começou sua revelação de certo e errado com os Dez Mandamentos, encontrados em Êxodo 20.

Podemos comparar nossas atitudes e atos com os mandamentos de DEUS. Por ser ele quem define absolutamente o que é certo e errado, ele nos deu regras absolutas que orientam nossas escolhas. Quando comparamos nossas atitudes ou atos com a palavra absoluta de DEUS sobre o assunto, podemos ter certeza de que estamos comparando com o original.

Deixe um Comentário.