sábado, 30 de outubro de 2010

CERTO OU ERRADO - Quem Determina o que é Certo e Errado?

Gênesis 2.16-17

O mandamento de DEUS para os primeiros seres humanos foi: “De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás”. Adão e Eva tiveram a chance de escolher. Eles podiam admitir que DEUS tinha autoridade para determinar que era certo comer determinado fruto e errado comer outro.

Ou podiam decidir que tinham autoridade pessoal para determinar o que era certo ou errado. O direito de distinguir o certo do errado foi, na verdade, a primeira tentação. Vamos ver como a serpente tentou Eva. A conversa está registrada em Gênesis 3.1-5. Na linguagem de hoje a interação poderia ter sido mais ou menos esta:

- Por que você não experimenta o fruto da árvore no centro do jardim?

- DEUS não deixa – respondeu Eva.

- Tem certeza de que ele disse que você não pode comer de nenhuma dessas árvores frutíferas? (Se fosse capaz, a serpente certamente faria um gesto largo com os braços para indicar as muitas árvores que as cercavam, mas as serpentes não têm braços).

- Não – respondeu Eva. – Ele só disse que não podemos comer daquela árvore, acho que disse que não podemos sequer tocá-la, ou morreremos.

- Ah! Você está brincando! Você não morrerá se tocar essa velha árvore. DEUS só não quer que você se aproxime dela porque sabe que, se comer o seu fruto, vai tornar-se como ele. Eva deve ter ficado muito confusa ao ouvir um comentário assim.

- Olhe, vou explicar melhor, Eva. Vou tornar as coisas muito simples para você. DEUS está dizendo que ele é o único que pode definir que é exatamente certo e errado. E, para piorar as coisas, ele tem a ousadia de tentar impor isso a você. Não é justo, você merece comer dessa árvore. Tem condições de determinar por si mesma se o fruto é bom ou não. Só porque ele diz que é mau, isso não o torna maligno. Você não precisa aceitar as idéias dele. Tem o direito de decidir o que é bom ou mau para você. – do mesmo modo que DEUS faz. Que tal, isso não esclareceu as coisas?

Essa linha de pensamento pareceu muito boa a Eva e também a Adão. E parece boa para muitos ainda hoje. Mas DEUS pretendeu dar a você e a mim a autoridade para determinar o que pensamos ser certo ou errado? Em caso negativo, por que não?

Deixe um Comentário.