sábado, 25 de dezembro de 2010

DESCULPAS INÚTEIS – “Não é justo!”

Gênesis 37.18-28

Quase todos passamos pela fase “Não é justo!“ quando crianças. Se um irmão ou irmã ganha um pedaço maior de sorvete, ou tem permissão de ir para cama mais tarde do que nós, ou recebe um convite para uma festa de aniversário, logo gritamos: “Não é justo!”.

Podemos até ter um ataque de nervos ou atirar longe alguma coisa, porque temos uma sensação de ultraje infantil sobre uma situação que achamos injusta. Quando amadurecemos, porém, superamos essa fase. Os irmãos de José não superaram. Eles se mantiveram na fase do “Não é justo!”.

É verdade que o pequeno José era o favorito do pai – José recebeu a atenção e a capa multicolorida. É verdade que o pai não os tratou com justiça se compararmos o tratamento dedicado a José. Mas, em vez de lidar com a ira e a mágoa de maneira apropriada, os irmãos maltrataram o rapazinho, vendendo-o como escravo.

A desculpa dada foi naturalmente “Não é justo!”. Ao dar esta desculpa, no entanto, eles partiram o coração do pai. Devemos lembrar que, mesmo que a vida pareça injusta, o caminho de DEUS continua sendo o caminho certo e só ele um dia julgará com absoluta justiça.

A vida lhe parece injusta? Existem situações neste momento em que você sente que está sendo tratado injustamente? Como você reage quando sente que “não é justo”? Como DEUS quer que você reaja?

Deixe um Comentário.