sexta-feira, 5 de novembro de 2010

ASSUNTOS POLÊMICOS - Vida

Gênesis 9.1-7

Por que a matança diária de milhares de animais para servir de alimento não é considerada um mal? Não devemos considerar sagrada a vida de todas as criaturas? A resposta está no que DEUS diz sobre a vida. Toda vida é criada por DEUS e tem valor, mas os seres humanos foram criados à imagem de DEUS (Gn 1.26-27).

DEUS colocou algo de sua própria natureza em cada ser humano. Como resultado, a vida humana é sagrada para DEUS. Cada ser humano, não importa a sua idade, sua raça, ou cor, seja ele sadio ou doente, tem valor eterno aos olhos de DEUS.

Em contraste, os animais não foram criados à imagem de DEUS. Eles não têm uma natureza espiritual eterna, nem personalidade única, intelecto ou raciocínio. É claro que tudo o que DEUS criou é bom (Gn 1.25) e deve ser valorizado e tratado com respeito. Devemos certamente evitar a matança indiscriminada de animais. Mas eles não são sagrados como a vida humana o é.

Devemos compreender o valor inerente e a sacralidade da vida humana. Cada ser humano tem valor eterno para DEUS. Por isso o assassinato é algo tão condenado: matar alguém é matar um ser vivo feito à imagem de DEUS (Gn 9.6). Desde o momento da concepção até o fim da existência, a vida humana é sagrada aos olhos de DEUS. Temos então a responsabilidade de amar, valorizar e proteger as pessoas. Quanto a comer carne, DEUS nos deu a carne dos animais como alimento (Gn 9.2-4).

Se as pessoas nos disserem que comer carne é imoral, podemos simplesmente mostrar as palavras de DEUS nesta passagem. Em vez de evitar a carne para atender aos que julgam isso imoral, podemos comer e agradecer a DEUS por isso.

Se a vida humana é tão sagrada para DEUS, como devemos tratar a vida das outras pessoas? O que a verdade sobre a vida humana implica no que se refere às questões da eutanásia e aborto?

Deixe um Comentário.