domingo, 2 de janeiro de 2011

ENCRUZILHADAS DA VIDA – Judá e Tamar

Gênesis 38.11-26

“Se uma árvore cair na floresta e ninguém estiver lá para ouvir, será que ela faz mesmo barulho?” Muitos reescreveram hoje a pergunta: “Se uma pessoa fizer algo imoral, não é ético ou pecaminoso, e ninguém ficar machucado, ou se o ato não for visto por ninguém, isso é realmente errado?”

Judá se convenceu de que tinha o direito a um pouco de imoralidade e que, se ninguém soubesse e ele não magoasse ninguém, seu pecado não teria conseqüências negativas. Ele descobriu, porém, que o pecado é sempre um erro; tem sempre conseqüências e sempre fere alguém; especialmente a pessoa que comete o pecado.

Quando você é tentado a pensar “Isto não vai machucar ninguém” ou “Ninguém ficará sabendo”, lembre-se de que DEUS está sempre vigiando e que todo o pecado prejudica o seu relacionamento com ele.

Note também que Judá estava pronto para julgar severamente o pecado de Tamar. Só quando foi exposto pelo estratagema dela é que Judá admitiu sua culpa. Não somos chamados para aplicar os padrões de DEUS ao comportamento dos outros até que os tenhamos aplicados a nós mesmos.

Quando ninguém está olhando, você age da mesma forma que age quando as pessoas o estão observando? Ou age de um modo em público e de outro modo quando pensa que ninguém está vendo ou ficará sabendo? Você critica o pecado alheio, embora não reconheça o seu próprio pecado?

Deixe um Comentário.