segunda-feira, 1 de novembro de 2010

DESCULPAS INÚTEIS - A Responsabilidade não é Minha

Gênesis 4.9-12

A história de Caim e Abel é trágica. O primeiro relacionamento fraternal registrado na Bíblia não terminou em confiança e companheirismo, mas em assassinato. É também trágica por causa da desculpa inconsistente usada por Caim na tentativa de ocultar e justificar o seu pecado.

Quando DEUS o confrontou sobre o paradeiro de Abel, Caim respondeu: “Não olhe para mim, DEUS; ele não é minha responsabilidade”. – A verdade, no entanto, é que o paradeiro e bem-estar de Abel eram responsabilidade de Caim assim como nós, em última instância, somos responsáveis uns pelos outros.

A desculpa de Caim revela sua atitude pecaminosa; ele não considerava a vida de Abel tão importante quanto a sua e, portanto, não sentiu remorsos por tê-la tirado a sangue-frio. Lembre-se de que JESUS disse que o maior mandamento é:

“Ame o Senhor, o seu DEUS de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: “Ame o seu próximo como a si mesmo” (Mt 22.37-39). A desculpa de Caim mostra como ele amava pouco a DEUS e a seu irmão.

Você diz algumas vezes “A responsabilidade não é minha”, quando na verdade é? O que os dois maiores mandamentos de DEUS ensinam você a fazer em vez disso?

Você tem dificuldades para lidar com a sua ira?

Leia:

Efésios 4

31 Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. 32 Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como DEUS os perdoou em CRISTO.

Deixe um Comentário.