domingo, 31 de outubro de 2010

CERTO OU ERRADO - Três Modelos de Verdade: Considere a Escolha

Gênesis 2.16-17

Desde o dia em que Adão e Eva decidiram desobedecer a DEUS, cada um de nós tem de enfrentar uma escolha entre três modelos de verdade.

MODELO Nº. 1: a Verdade é definida pelo indivíduo; ela é subjetiva e situacional. Eva decidiu que sabia o que era melhor e escolheu comer o fruto proibido por DEUS. Ela seguiu o primeiro modelo, segundo o qual cada pessoa define pessoalmente o que é certo ou errado.

MODELO Nº. 2: A verdade é definida pelo grupo ou cultura; ela é subjetiva e cultural. Adão escolheu este modelo, permitindo que o grupo Eva e a Serpente definissem a verdade para ele. As pessoas como Adão crêem que “tudo que o grupo decide é aceitável”

MODELO Nº. 3: A verdade é definida por DEUS para todos; ela é objetiva e absoluta. Se você aceitar este modelo e tiver de fazer uma escolha, dirá: Não tenho o direito de definir a verdade por mim mesmo. DEUS, e só DEUS, é quem julga o que é certo ou errado. É isto o que significa crer em uma verdade absoluta. Quando você considera uma escolha moral e aceita o terceiro modelo de verdade, está afirmando que DEUS definiu algumas coisas que são verdadeiras para todas as pessoas, em todos os tempos e de todos os lugares.

Você gostaria de descobrir um meio seguro de tomar sempre as decisões morais acertadas?

Aceitar a DEUS como aquele que define a verdade é o primeiro passo para garantir sempre as escolhas certas. Quando você precisar fazer uma escolha moral, primeiro rejeite a idéia de que você ou as circunstâncias possam transformar um erro em um acerto.

Segundo, rejeite a idéia de que qualquer outra pessoa ou grupo tenha o direito de legitimar certas coisas antes consideradas erradas. Ao ponderar uma escolha, aceite que DEUS é quem define absolutamente o que é certo e errado, e você estará um passo mais perto de sempre fazer a escolha certa.

Que modelo de verdade você usa? Você acredita que é DEUS quem determina o que é certo e errado?

Deixe um Comentário.